sábado, outubro 20, 2012

Place'''E - Especial Museus do DF:Museu da Imprensa

Especial Museus do DF:

Museu da Imprensa

Neste museu podemos encontrar toda a história que a imprensa do Brasil sentiu. Conseguimos apreciar alguns dos objetos que foram usados pelo ramo Jornalistico, jornais antigos, revistas, um grande número de coisas que se dedicou a relatar todos os acontecimentos que se decidiu serem importantes para dar a conhecer ao povo Brasileiro. Se está neste ramo vai ver este museu como uma inspiração.

História

O Museu da Imprensa foi inaugurado em 13 de maio de 1982, nos jardins da Imprensa Nacional. Imagem de relógio de parede antigo que está em exposição no Museu da Imprensa Seu prédio possui 680 metros quadrados de peças e documentos raros, alguns únicos, como é o caso do primeiro clichê de um desenho feito no Brasil, a planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Outra peça que atrai visitantes de todo o mundo é o Prelo Machado de Assis, uma máquina de impressão inglesa fabricada em 1833. Existem apenas dois exemplares em todo o mundo. Uma curiosidade: ela funcionou na Imprensa Nacional até 1940.
O visitante fica admirado com a riqueza do acervo. Além de peças famosas, o Museu da Imprensa exibe vários tipos de máquinas de impressão, instrumentos utilizados em artes gráficas, brasões, florões, mobiliário e manuscritos, um exemplar da Constituição de 1891, um exemplar do primeiro jornal impresso no Brasil, “A Gazeta do Rio de Janeiro”, e Diários Oficiais históricos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário