terça-feira, setembro 11, 2012

Places"'E - Especial Museu do Ipiranga

                                   Especial  Museu do Ipiranga:



TipoMuseu de arte e História
Inauguração1895 (116–117 anos)
Visitantes362.000 (2006)
DiretorCecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira
CuradorHeloisa Barbuy
Websitewww.mp.usp.br
Geografia
LocalizaçãoSão Paulo, São Paulo
Brasil
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga ou simplesmente Museu Paulista, é um museu localizado na cidade de São Paulo, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência.

O arquiteto e engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi foi contratado em 1884 para realizar o projeto de um monumento-edifício no local onde aconteceu o evento histórico da Independência do Brasil, embora já existisse esta ideia desde aquele episódio.
Quadro Independência ou Morte, mais conhecido como "O Grito do Ipiranga" (óleo sobre tela de Pedro Américo - 1888), do acervo do museu.
A escadaria do museu tem um imenso valor simbólico ao povo paulista. A escadaria propriamente dita representa o Rio Tietê, que foi o ponto de partida dos Bandeirantes rumo ao interior do país. E no corrimão estão colocados esferas com águas dos rios desbravados pelos paulistas entre os séculos XVI e XVIII, como por exemplo o Rio Paraná, Rio Paranapanema, Rio Uruguai e o Rio Amazonas.
Ficheiro:Panorama Museu do Ipiranga.jpg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário