terça-feira, agosto 14, 2012

Places'''E - Especial Biblioteca Nacional do Brasil

Especial Biblioteca Nacional do Brasil:

Coleções

A Biblioteca Nacional guarda a mais rica coleção bibliográfica da América Latina. Essa coleção, estimada em mais de oito milhões e meio de peças, mostra que a Biblioteca realiza, com êxito, a sua missão de captar e preservar o acervo da memória nacional. A evolução tecnológica e as modernas concepções de direito de acesso e de cidadania permitem que a Biblioteca Nacional consiga colocar à disposição dos usuários um número cada vez maior de obras, assumindo, assim, relevante papel na vida cultural do país.













Horários de atendimento
VISITAS GUIADAS
Sala de Leitura
Dias úteis - segunda a sexta-feira - 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados - 12h30 às 16h30
visitas de hora em hora

As visitas especiais ou em grupos deverão ser agendadas com antecedência pelos telefones (21) 2220-9484 e (21) 3095-3881 ou no balcão de atendimento na Biblioteca.

Preço do ingresso: 2,00(Reais), com meia entrada para estudantes e gratuidade para pessoas com mais de 60 anos. (Acesso gratuito durante janeiro e fevereiro de 2012)

O visitante só terá acesso ao prédio da BN após a apresentação de documento de identificação com foto.
PESQUISA AO ACERVO
Acervo Geral e Periódicos:
Segunda a sexta - 9h às 20h
sábados: 9h às 15h (apenas periódicos microfilmados)

Acervo Especial (Manuscritos, Obras Raras, Cartografia, Iconografia)
Segunda a sexta: 10h às 18h
*Horário limite para entrada: uma hora antes do término do atendimento
*Horário limite para requisição de obras: meia hora antes do término do atendimento
*Horário limite para devolução das obras: dez minutos antes do término do atendimento
EXPOSIÇÕES
3ª a 6ª feira - 10h às 17h
sábado, domingo e feriado - 12h às 17h
Espaço Cultural Eliseu Visconti
Rua México, sem número (fundos da Biblioteca Nacional, entrada pelo jardim)
Horário limite para entrada: meia hora antes do término do atendimento

Preservação do Acervo
 Foto capa de livro

A Coordenadoria de Preservação / COP - uma unidade do Centro de Processos Técnicos / CPT – elabora e supervisiona as diretrizes de preservação da Fundação Biblioteca Nacional, atendendo todos os seus segmentos na prestação de serviços técnicos necessários à salvaguarda de seu acervo. Atua em nível nacional ao realizar palestras e assessoramentos técnicos a bibliotecas, instituições públicas e privadas e a universidades.


O Centro de Conservação e Encadernação / CCE e o Laboratório de Restauração / LR,
partes integrantes da COP, realizam atividades de conservação e de acondicionamento do acervo fotográfico; de restauração de livros raros, manuscritos, partituras musicais, mapas e gravuras; além de desenvolverem tratamentos técnicos de conservação, encadernação e acondicionamento dos acervos modernos e raros. Com equipes treinadas, executam-se as etapas de higienização do acervo moderno e raro por meio de mutirões, atendendo também, in loco, nas áreas de guarda de acervos.

As áreas técnicas participam ativamente de montagens de exposições, tanto em espaços da própria Biblioteca, quanto em instituições, inclusive estrangeiras, onde são expostas obras de nosso acervo.

Outras atividades da COP são os estágios/treinamentos supervisionados, oferecidos também a participantes de outros países.

Preocupada com o edifício que abriga seu monumental acervo, a Biblioteca Nacional conta com o apoio da brigada de incêndio civil, por 24 h. de vigilância em seus três prédios: o Prédio Sede, o Prédio Anexo e a Casa da Leitura. Estas ações geram estímulos nos funcionários, no sentido da participação em ações proativas que visam a salvaguarda do grande patrimônio que compõe a Biblioteca Nacional.

A Biblioteca Nacional, atualmente, conta com uma ferramenta de grande importância para a preservação de seu patrimônio arquitetônico e cultural, que é o
Plano de Gerenciamento de Riscos – Salvaguarda e Emergência, escrito por Jayme Spinelli e José Luiz Pedersoli Jr. e, disponibilizado em português, inglês e espanhol no portal da Biblioteca Nacional Digital. Este Plano, implementado na biblioteca com o apoio da Presidência da Biblioteca, do Centro de Processos Técnicos /CPT, do Centro de Referência e Difusão /CRD e da Coordenadoria de Preservação, tem sua responsabilidade compartilhada com todas as unidades organizacionais da instituição.

O Curso Informativo sobre Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais, hoje em sua 16º edição, oferece todos os anos, ao público em geral, aulas teóricas e estudos de casos nos laboratórios técnicos sobre conservação preventiva e reparadora, restauração, encadernação comercial e de época, prevenção e combate a sinistros e política de reprodução de acervos.

Rio de Janeiro, janeiro de 2012
 
 
Outras Inormações:
Fundação BIBLIOTECA NACIONAL Centro de Processos Técnicos
Coordenadoria de Preservação
Av. Rio Branco, 219 / 1º andar
Centro – Cep. 20.040-008
Rio de Janeiro / Brasil
preserve@bn.br
Tel. (+55 21) 2220-1973 e 3095-3830 Fax: (+55 21) 3095-3831
http://www.bn.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário